Marca Dellap

Intel desenvolve novo tipo de memória para acabar com falhas tipo Spectre

Ideia é criar um novo tipo de memória mais seguro e, assim, evitar ataques ao processamento especulativo dos chips

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Foto: Divulgação/Intel

Intel estuda a adoção de um novo tipo de memória para evitar brechas de segurança como Meltdown e Spectre. Chamado de SAPM (sigla para Memória Protegida de Acesso Especulativo, em inglês), o novo espaço de armazenamento teria a função de substituir as formas atuais pelas quais os processadores guardam dados durante sua operação. A ideia é oferecer um espaço imune aos ataques de inferência, protegendo dados em uso pelo sistema contra possíveis invasões.

Essas invasões tiram proveito do processamento especulativo, que permite maior desempenho às CPUs antecipando decisões antes das ações do usuário, como para logar ou cancelar, por exemplo. A mudança está em fase de estudos e ainda não há previsão de chegada aos produtos da marca.

Os dados para agilizar esse processo são guardados na memória cache, que faz parte do chip. Por uma série de questões referentes ao design interno das CPUs, essa área acaba vulnerável a ataques que dão acesso ao seu conteúdo. Essas informações podem ser desde mensagens em uma conversa até dados bancários ou de login, como senhas, por exemplo.

A Intel admite que a criação da memória SAPM significaria alguma perda de performance. Entretanto, o estudo destaca que essa perda de desempenho seria inferior à que processadores afetados por Meltdown e Spectre sofreram após as correções aplicadas em nível de software.

O interesse da fabricante em criar saídas para a tecnologia do processamento especulativo faz sentido. Isso porque, embora chips de diversos tipos e origens tenham sido afetados por falhas como Meltdown e Spectre, os produtos da Intel são de longe os mais impactados, tanto sob o ponto de vista de segurança quanto de desempenho.

Fonte: Techtudo
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/10/intel-desenvolve-novo-tipo-de-memoria-para-acabar-com-falhas-tipo-spectre.ghtml

Contato

Dellap Informática

Rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 1320 - Boa Vista
Joinville, SC - CEP: 89206-100

(47) 3027-2888 / (47) 3028-8441

(47) 99977-0411

Facebook Instagram